Quem Somos

Liderada pelo Perito Judicial (TJSP), Prof. de Perícia de Arte, Pedro J. Cavalheiro – Me, nossa equipe conta com um Coordenador de Fotografia Científica e Forense de Patrimônio Cultural Móvel e um Auxiliar de Perícia Especialista, além de parceiros técnicos de alto nível em exames laboratoriais físico-químicos e outros exames periciais acessórios.

Somos especialistas em bens culturais materiais móveis, como obras de arte, sejam bidimensionais (desenhos, gravuras, mosaicos, pinturas, em todos os suportes e materiais expressivos) ou tridimensionais (esculturas, baixos e altos relevos, “assemblage”, “objet trouvé” – ou “ready-made”), documentos arquivísticos, iconográficos e objetos históricos.

MISSÃO

Contribuir para a proteção do registro da expressão humana através dos tempos, por meio de exames periciais com fulcro nas Ciências da Arte, que vão além do que os olhos podem ver. Nossa divisa é “Kuŝas vero en kaŝero“, que em Esperanto significa “A verdade repousa no fragmento oculto”.

VISÃO

Ser referência em perícia de bens culturais materiais móveis no Brasil e estar entre as melhores do mundo.

VALORES

Nossa empresa surge como resultado de nosso amor pela arte. Nossa paixão é a curiosidade científica e nosso lema é a máxima de Leonardo da Vinci: “Se ami profondamente una cosa, la vuoi profondamente conoscere“. Nosso atributo é a honradez. Nossa bússola é a ética, nosso norte é a verdade. Nosso codex é o sigilo absoluto. Trabalhamos para pessoas e instituições, mas a serviço da cultura e da arte. Por serem a expressão de nossa verdade, nossos valores são inegociáveis.


Pedro Jacintho Cavalheiro, Prof. Me.

Perito Judicial em Exames Laboratoriais de Autenticidade de Obras de Arte, filiado à Associação dos Peritos Judiciais do Estado de São Paulo, sob o número de registro 1791.   Membro da Sociedade Brasileira de Ciências Forenses – SBCF.

Mestre em Artes pela Universidade de São Paulo – USP – Escola de Comunicações e Artes (2005), com dissertação intitulada “Exames Periciais Forenses para Pintura”. Professor de Arte com Licenciaturas Plenas em Educação Artística, Desenho e História da Arte pela Faculdade Marcelo Tupinambá de São Paulo (1990). Desenhista Técnico-Pericial pela Academia de Polícia de São Paulo (1988). Bacharel em Desenho Industrial pela Universidade Santa Cecília – UNISANTA de Santos (1981). Participou do programa de Doutorado em Metodologia Nuclear do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares – IPEN – USP, com pesquisa sobre técnicas nucleares aplicáveis ao exame de Obras de Arte. É artista plástico, pintor.

Foi servidor público no Instituto de Criminalística – Superintendência da Polícia Técnico-Científica de São Paulo, onde atuou nos campos do Desenho Pericial, Perícias de Informática, Perícias de Obras de Arte, tendo adquirido sólidos conhecimentos em Criminalística Geral, Grafotecnia e Fotografia Científica.  Serviu na Casa Civil de São Paulo, de 2004 a 2009, onde foi Coordenador do Grupo de Catalogação e Divulgação do Acervo Artístico da Administração Direta e Indireta do Estado, Coordenador do Patrimônio Artístico do Estado de São Paulo e Membro do Conselho Estadual de Honrarias e Mérito de São Paulo, onde coordenou a criação e implantação do Catálogo Eletrônico do Patrimônio Artístico e Cultural do Estado de São Paulo, publicado em 2008, tendo recebido do Governo do Estado de São Paulo a Grã-Cruz da Ordem do Ipiranga (D.O.E. nº 216 de 14/11/2006 – Decreto nº 51.268/2006).


Professor universitário de história da arte e matérias relacionadas à arte, por 13 anos, de 1998 a 2011, tendo ministrado cursos livres, como “O Instrumental do Artista – Composição e Toxidade dos materiais”, em 1988, no Centro Cultural do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Atualmente é professor no curso de pós-graduação em “Análise de Obras de Arte – Peritagem” no Centro Técnico Templo da Arte, em São Paulo, onde ministra as disciplinas “Análise de Obras de Arte – Peritagem” e “Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso – TCC”. Cadastrado como Professor de Perícias em Obras de Arte e Desenho Criminal na Secretaria Nacional de Segurança Pública – MJ – plataforma EDUCATIO – Sistema de Gestão de Educação e Valorização dos Profissionais de Segurança Pública. Aposentado do serviço público, desde 2020, hoje é o responsável pela IASPIS ARTE-PERÍCIA.

É autor de textos científicos como “Exames Periciais Forenses para Pintura”; “Deontologia para o Manejo de Obras de Arte Sub Judice”, “Protocolo de Exame Periciais para Bens Culturais Móveis” e “Avaliação de uma Obra de Arte – Fatores objetivos e subjetivos”. 

Heitor Cavalheiro

Coordenador de Fotografia Científica e Forense de Bens Culturais Materiais Móveis

As fotografias científicas e forenses são fundamentais nos exames periciais de Bens Culturais Materiais Móveis, porque não são apenas registros de imagens, mas registros em alta resolução de exames periciais realizados sob luzes forenses, por exemplo, e ao mesmo tempo produzem imagens técnicas que serão objetos de exames em equipamentos computacionais também de alta resolução, dedicados à perícia.

A imagem forense utiliza uma série de técnicas da fotografia científica, que objetivam captar o visível e o invisível à vista desarmada. O fotógrafo forense é detentor de conhecimentos científicos e técnicos de alto nível sobre fotografia, em nosso caso, voltados para a perícia de Bens Culturais.

Heitor Cavalheiro é fotógrafo científico e forense com experiência de mais de trezentos (300) casos dentre perícias de obras de arte, de documentos arquivísticos e iconográficos e objetos históricos, realizados com o perito Pedro J. Cavalheiro.

De sua segunda expedição às regiões glaciais do sul do planeta resultou a exposição fotográfica “Antártica – Entre o Fim e o Começo”, que atesta o interesse de Heitor Cavalheiro pela natureza e pela pesquisa. Heitor também é diretor de fotografia de cinema, premiado na categoria “Melhor Direção de Fotográfia” em festival de cinema na capital francesa.

Fernanda Walesko

Perita Assistente em Bens Culturais Materiais Móveis

Suas atribuições profissionais são: realizar exames preliminares de interesse da perícia, preparar dados coletados e executar serviços complementares aos exames periciais, sob orientação do perito.

FORMAÇÃO

Graduada em Produção de Moda pela PUC-PR, tendo passado pelos cursos de Jornalismo e Engenharia Ambiental, seus conhecimentos de história da arte e suas habilidades manuais a trouxeram para a perícia de bens culturais materiais móveis. É aluna e auxiliar do perito judicial Prof. Pedro J. Cavalheiro.